Panorama no Brasil


Como em todas as áreas culturais, no Brasil há grande variedade entre os prêmios literários. Segue abaixo um breve panorama da diversidade dos concursos literários realizados no Brasil.

Entre os concursos de maior prestígio, as premiações são realizadas durante cerimônias grandiosas, com cobertura pela imprensa e com todas as particularidades de uma noite de gala. Em regra, obras publicadas no ano anterior concorrem ao grande prêmio em dinheiro. Entre estes, ressalta-se o Prêmio Jabuti, o Oscar da literatura nacional, tanto pela grande repercussão midiática quanto pelas discussões acerca das escolhas.
Enquanto isso, entre os concursos pouco conhecidos, deparamo-nos com cerimônias mais simples, pouca repercussão na mídia e, vez ou outra, um prêmio em dinheiro; Na maioria dos casos, as premiações consistem em publicação em coletânea, troféus, diplomas e certificados. Estes concursos podem ser subdivididos entre as seguintes categorias:
Renomados: há uma grande variedade de certames que tem muita repercussão no meio literário, pouca na mídia e que são pouco conhecidos pelo público em geral. Em regra, estes concursos têm uma trajetória de anos de existência e funcionam como uma alavanca para novos talentos; Na maioria dos casos, as láureas consistem em uma quantia pecuniária somada à publicação da obra na coletânea do concurso. Estas premiações, pelo reconhecimento que geram, são muito úteis para incrementar o currículo dos autores que ainda buscam por uma editora disposta a abrigá-los; E também para os que resolvem se aventurar pelas produções independentes. Entre estes concursos, podemos citar o Prêmio Nacional SESC, Concursos da SEEC-PR (Helena Kolody e Newton Sampaio), Concurso Luiz Vilela, Concursos do SESC-DF, Concurso Paulo Leminski, Concurso de Contos de Araçatuba, Prêmio Livraria Asabeça, entre outros.
Regionais: engloba uma infinidade de concursos organizados por prefeituras, pequenas e médias editoras, associações de escritores, academias de letras, ONGs, fundações culturais, casas de cultura, etc. Estes concursos são pouco conhecidos no meio literário, são quase desconhecidos pelo público e a maioria quase não tem repercussão além dos meios impressos e virtuais ao alcance de seus organizadores. Boa parte destes concursos resulta na publicação de coletânea dos textos selecionados, na distribuição de diplomas e troféus e, em alguns casos, os primeiros colocados recebem uma quantia módica em dinheiro.
Antologias: consistem na seleção dos textos, geralmente sem ordem de classificação, para compor uma publicação. Normalmente, estas seleções são realizadas por editoras que se dispõem a bancar a publicação e a ceder aos autores, a título de direitos autorais, uma cota de exemplares ou uma porcentagem sobre as vendas. No entanto, há também as chamadas edições cooperativas, com seleção similar às antologias, mas com a publicação paga por cada um dos participantes.
Caça-níqueis: tiram proveito do sonho de publicação de autores iniciantes para realizar antologias e edições cooperativadas com processos de seleção abaixo de toda e qualquer suspeita. Há concursos literários que cobram mais de R$50,00 pela simples inscrição de um texto; Outros, com edição cooperativa, que cobram valores abusivos por cada página a ser ocupada na publicação; Há também, por fim, os concursos que exigem que o autor compre um número mínimo de exemplares da coletânea. O pior de tudo é que, em regra, estas obras são elaboradas com descaso, têm péssima distribuição e dificilmente serão encontradas além das casas dos autores participantes e de seus familiares.
Esta grande variedade de concursos justifica, por si só, a existência de um projeto voltado exclusivamente a reunir e divulgar seus editais e resultados. No entanto, também traz consigo a responsabilidade de filtrar os caça-níqueis, para evitar que autores iniciantes, incautos, caiam nas armadilhas espalhadas pelo caminho; E é por este motivo que o blog Concursos Literários não divulga concursos que cobram taxas de inscrição ou publicação.